quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Prática do Lúdico na Educação Infantil

O livro Jogos, Pojetos e Oficinas para a Educação Infantil aborda uma temática muito polêmica entre os tradicionalistas ao passo que muito prazerosa aos construtivistas: o lúdico. A ludicidade está presente na vida das crianças. A proposta da obra condiz perfeitamente com a temática estudada sobre os Fundamentos e Metodologias do Ensino do Movimento pois propõe o ensino dos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, dentre outros a partir de jogos, músicas, oficinas e projetos fundamentados no lúdico, no que realmente é prazeroso e dentro do contexto infantil, que é o brincar.
A Educação Infantil é uma etapa muito importante na vida da criança pois é a partir desta que a mesma poderá desenvolver a vontade, a curiosidade, enfim, o prazer pelo aprender. Qual será o grau de relevância do trabalho com jogos, oficinas e projetos com nossos alunos de educação infantil? Como podemos trabalhar esses temas com eles? Como aplicá-los e juntamente com os conteúdos propostos?
Piaget acredita que o jogo é importantíssimo na vida das crianças. Para ele o jogo é uma forma de expressão e condição para o desenvolvimento infantil pois as mesmas, ao brincar, assimilam e modificam a realidade de um modo prazeroso. O corpo é muito mais que algo biológico, ele exala a individualidade. Ao brincar a criança se desenvolve motora e cognitivamente.
Vigotsky também contribui colocando que a criança ao interagir socialmente com as demais e com os adultos tem acesso às informações, aprendendo as regras do jogo, socializando-se, respeitando os colegas, enfim, trabalhando seu comportamento frente às situações. Ele afirma que “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro torna-se-ão seu nível básico da ação real e moralidade(Vigotsky, 1998)”.
As crianças, através dos jogos e das brincadeiras, recriam a realidade. As cantigas de roda, as parlendas e as brincadeiras apresentam-se como recurso para a realização de uma leitura “lúdica”. Negrine coloca que “ quando a criança chega chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica”. Quando se trabalha com o lúdico abordado no livro, a criança tem a oportunidade de se movimentar e exercitar sua motricidade. Nesse momento a intervenção pedagógica do educador se revela como fundamental pois é no ambiente escolar que que um leque e possibilidades é aberto na área de movimento, aprimorando o plano motor bem como o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Ações desenvolvidas na escola como ouvir músicas, brincar de roda, confeccionar brinquedos rítmicos, aprender uma canção, montar uma bandinha são atividades que despertam, desenvolvem e estimulam o gosto pela atividade musical oportunizando o trabalho com diversas disciplinas integradas à musica, ajudando no aprendizado dos conteúdos trabalhando a musicalidade, a exploração de diferentes posturas corporais, a destreza, a expressão de sensações e rítmos corporais entre outras mais ações das crianças. Elas são curiosas e receptivas, descobrem melodias, reinventam canções. De forma contínua e prática a musicalidade deve ser trabalhada com elas integrando prática, reflexão e conscientização caminhando para níveis cada vez mais elaborados de acordo com a faixa etária.
A criança leva para a escola a sua cultura e essa precisa ser respeitada e ampliada pela escola. Vê-se dessa forma que, ao trabalhar com os jogos, cantigas folclóricas, parlendas e trava-línguas em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular, que é imprescindível para o avanço da Literatura Infantil, por exemplo. Com essa intenção, cabe a escola ser capaz de ampliar a competência comunicativa,não somente a escrita mas também a expressão oral e gestual, favorecendo o desenvolvimento da linguagem global.
As diversas disciplinas trabalhadas e apresentadas no livro (Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade e Música, jogos e brincadeiras) são desenvolvidas a partir de sugestões que fazem uso do lúdico, com muito dimanismo e de forma interessante e prazerosa para a criança. O trabalho com experiências, canções, passeios, trabalhos em grupo envolvendo regras são experiências valiosas para o desenvolvimento da criança nesse período.
No brincar, a criança expressa suas emoções e necessidades, utilizando sua sensibilidade e intelecto. A brincadeira é a forma própria de a criança dar sentido ao mundo tornando-se mediadora da relação criança/mundo. Através do lúdico, a criança poderá interagir com textos, cabendo ao professor experimentar as mais diversificadas formas de linguagem.
O trabalho com projetos é de suma importância pois é a aprtir de questões e/ou situaçoes concretas e reais, contextualizadas, que são significativas para o aluno cujos objetivo e compreender as situações-problemas. Os conhecimentos as ações que serão discutidas e abordadas pelo projeto serão planejados e dicutidos pelo professor e pelos alunos. Todos se tornam responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
A avaliação realizada durante essa fase deve ser contínua e sistemática visando recolhimento de dados sobre o processo ensino-aprendizagem para assim podermos orientar nossa prática educacional permitindo que os educandos progridam dentro do processo de aprendizagem.
Para finalizar, acredito que a educação intimamente ligada ao lúdico e trabalhada de forma prazerosa sem perder sua seriedade é o que se precisa para que todos os nossos objetivos de uma educação transformadora e minimizadora de contrastes possa se consolidar. Dessa maneira a criança se sentirá à vontade pois o seu universo é permeado de faz-de-contas que se mesclam com a realidade oportunizando cada vez mais o aprendizado.

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