quarta-feira, 5 de maio de 2010

A importância de se desenvolver a organização e a estruturação espaço-temporal da criança na escola

A criança entra na escola não como uma folha em branco a ser preenchida porém a mesma traz consigo conhecimentos que tendem a serem sitematizados e habilidades inatas que devem ser desenvolvidas na escola. Cabe ao educador selecionar atividades condizentes com a faixa etária de desenvolvimento dos educandos para iniciar seu trabalho e saber conduzí-lo pois as crianças passam por diversas fases que vão necessitar de profissionais que detenham um conhecimento a mais para se pautarem com relação às atividades a serem trabalhadas.
É sabido que para instituições de ensino fundamental não se é disponibilizado um profissional formado na área de Educação Física para trabalhar com as crianças, portanto temos que ter um pouco de conhecimento para desenvolver algumas habilidades necessárias e de extrema importância para o aprendizado de outras competências, dentro de outras disciplinas. Como exemplo, temos as crianças que ainda não têm boa coordenação motora para escrever no caderno, boa postura durante a leitura, destreza com relação à manipulação de alguns materiais e etc. São algumas dessas e outras dificuldades que podem ser sanadas a partir de um conhecimento mais aprofundado dentro da disciplina Educação Física.
O ensino da Educação Física por muito tempo vem sendo associado somente a esportes puros e não sendo encarado como um componente curricular que deve ser ministrado sistematicamente para os alunos como forma de conhecimento e não apenas como forma de exercício corporal visando a formação de atletas. Não que esta característica da disciplina deva ser deixada de lado, mas que também haja valorização do desenvolvimento psicomotor dos educandos associados a outras disciplinas assim como é propagado a questão da interdisciplinaridade.
A criança já nasce manifestando movimentos mesmo que eles ainda sejam sutis. O movimento é inato do ser humano, é impossível ignorá-lo pois, o mesmo constitui-se como um alicerce da formação histórica da humanidade relacionando o homem com os outros homens em uma sociedade assim como também a relação existente entre o homem e a natureza que é o seu mundo exterior.
As crianças devem ser incentivadas desde cedo a trabalharem conceitos da Educação Física como lateralidade e estruturação espaço-temporal, possibilitando assim maior destreza e coordenação dos movimentos corpóreos, melhorando significativamente a interação com o mundo que a rodeia.
Ao brincar, ao jogar e ao movimentar-se a criança começa a construir seu esquema corporal, uma imagem corpórea com a qual começa a se realcionar de forma mais significativa e prazerosa, percebendo a sua individualidade, identificando suas possibilidades e limitações.
A importância de oportunizar a brincadeira em grupo, as competições solidárias, o autruísmo na disciplina faz com que os educandos trabalhem muito bem a tríade presente: motricidade, a mente e o desenvolvimento psico-emocional que tornam-se uma unidade, interligada, indissociável.
Fazer com que o educando desenvolva a estrutura espaço-temporal é um tanto complexa. Tem que ser dada a oportunidade para que a criança perceba e se situe em um ambiente com relação ao que a cerca como os objetos e as pessoas que podem estar em movimento ou estáticos. Como consequência, a mesma passa a localizar-se, reconhecer-se no espaço e no tempo, organizando a sua vida cotidiana, enfim, é um aprendizado não somente para dentro do muro da escola, mas para a vida.
As crianças, principalmente no período das operações concretas sentem muita dificuldade em assimilar conceitos abstratos como os conceitos temporais, daí a importância de se trabalhar com a Educação Física em si, uma disciplina tão dinâmica, para tornar esses conhecimentos mais palpáveis e prazerosos de se aprender.
O ensino da Educação Física na instituição de ensino fundamental deve ser atualizado. Os profissionais de educação devem estar se especializando cada vez mais para melhor atender a clientela. Os conteúdos devem ser revisados visando o desenvolvimento global do educando em parceria com as outras disciplinas deixando o caráter de disciplina estanque que lhe era inerente ,afinal, a sua responsabilidade e conteúdos são tão importantes quanto as demais e muitas das vezes uma falha em si prejudica em muito o desenvolvimento das outras.

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