terça-feira, 10 de março de 2009

Mudança de Postura

Mudança de Postura

Quem sobrevive não é o mais forte ou o mais inteligente e sim quem melhor se adapta as mudanças.
Charle Darwim
Mudar é preciso. Nossa profissão é uma das mais mutáveis, mais adaptáveis. Vejamos, até pouco tempo atrás tínhamos algumas regras de gramática que a partir do ano que vem não valerão mais. Temos uma profissão que exige reciclagem constante, pois lidamos com o movimento, com pessoas, com descobertas. O que é certo hoje pode não ser amanhã e como Darwin afirmou logo acima, temos que nos adaptar às mudanças para que possamos desenvolver da melhor forma o nosso trabalho. Muitos de nossos colegas ainda continuam meio que parados no tempo e espaço, resistindo às mudanças inerentes à característica humana.
Desde que nascemos sofremos transformações que podem ser radicais ou apenas para melhoramentos. Assim deve ser em nosso ofício. Uma constante mudança buscando melhoramentos ou se necessário for, radicais. Muitas pessoas ainda nutrem certo preconceito para com os alunos EADs. Acham que o bom e proveitoso é estar todos os dias em sala de aula, em contato com livros (materiais concretos). Ainda não crêem na educação virtual. Essas e outras resistências nos atrapalham bastante. Temos vários recursos tecnológicos para trabalhar, mas talvez ainda não saibamos explorá-los com perfeição, extraindo dos mesmos o seu máximo.
Em todas as áreas do conhecimento estão ocorrendo mudanças e como bons profissionais devemos ampliar nossa compreensão de mundo contemporâneo e como essas transformações podem e estão refletindo no sistema educacional.
Para que possamos trabalhar melhor com os recursos tecnológicos que dispomos temos que dispor de um tempo maior para descobri-los e ainda perder o medo da tecnologia que muitos ainda vêm nutrindo. Quem não conseguir acompanhar o ritmo das transformações, vai ficar à margem dos próprios educandos dessa nova geração que já nascem embalados pela tecnologia. Temos que nos preparar para que estejamos aptos a oportunizar ferramentas que motivem os alunos e os ajudem a construírem conhecimentos.
O nosso contato e interesse em questões tecnológicos abrem um leque de opções de possibilidades pedagógicas. Hoje em dia nos deparamos com livros de 4ª e 3ª séries sugerindo sites para pesquisa. Daí já notaram o quanto nossas crianças estão avançando nesse quesito enquanto alguns de nós ainda tem receio de ligar um computador.
As pesquisas de campo, as consultas na web, o papel, o livro e etc. devem estar integrados de forma inteligente e complementar visando enriquecimento pedagógico em nossas intervenções. O professor assume então mais uma nova posição: o de organizador de situações de aprendizagens. Ele é parte do processo de aprendizagem.

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