terça-feira, 10 de março de 2009

TV Digital

Falar das Mídias é muito fácil, o difícil é utilizá-las e prepará-las com o país que temos ainda caminhando a passos lentos neste tipo de tecnologia apesar de termos uma tradição respeitável com relação a TV na sala de aula com cursos como o Telecurso 2000. A TV é um dos recursos que mais está dentro da sala de aula e ao alcance de nossos alunos em suas casas. Por mais humilde que a casa seja, dificilmente ficará sem ter a TV, fonte de diversão e entretenimento da maioria dos brasileiros.
Com a chegada da TV Digital a interatividade será muito maior, o atrativo com relação aos padrões de cores, de tamanho, de apresentação dos programas, a simultaneidade de programação e etc. vai e já está enfeitiçando os brasileiros apesar de essa tecnologia ainda não estar ao alcance de todos.
Uma possibilidade de projeto que percebi para com nossos alunos é a de eles participarem de algumas mini-produções.
Como objetivos teremos o conhecer o aparelho, discutir como ele influencia negativamente e positivamente as pessoas que o assistem, compreender o funcionamento de uma reportagem já que eles iriam procurar um tema interessante e criarem suas próprias reportagens e compartilhá-las com os colegas. Assim os alunos vão desenvolvendo um olhar crítico para com as mídias.
O professor deve propor aos educandos uma série de atividades relacionadas a um tema que pode ser direcionado pelos alunos, levantados em conversas mesmo que informais, em uma roda de conversa ou um debate sobre um problema advindo da própria comunidade, levantando questões e possíveis sugestões sobre. Tudo isso, mais tarde, seria convertido em uma mini-produção.
O projeto em si deve partir dos alunos com a intervenção e mediação do professor.
Logo depois de termos conhecido um pouco mais sobre as mídias em si, poderíamos comparar a TV Digital de hoje com as nossas Tvs de ontem que ainda existem hoje. Fazendo essa comparação ainda seca iríamos falar um pouquinho mais da história da Tv Digital, como ela chegou aqui, quais são os seus benefícios já que ela faz com que as pessoas fiquem cada vez mais interligadas, faz com que o público realmente participe, opine.Depois faríamos um mural com as informações colhidas para que as outras pessoas também possam compartilhar do nosso conhecimento. Faríamos uma pesquisa de campo para saber o que as pessoas sabem e como estão reagindo com a novidade. O que elas notaram de melhora, pois por muito tempo éramos apenas aqueles que assistiam e não opinavam, não eram ouvidos, suas opiniões não contavam para nada. Essa interação promovida pela TV interativa na era digital faz com que as pessoas se sintam mais incluídas, havendo mais um exemplo de uma concretização da inclusão cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário