quarta-feira, 11 de março de 2009

Uso dos recursos tecnológicos em Educação

Muitos educadores pensam que as tecnologias são apenas o que se pode ligar em uma tomada. Não é bem assim.
A criação da escola já foi um avanço tecnológico que dispensou gastos demasiados pois antigamente a educação era particular e agora é coletiva, facilitando a vida de muitos. A tecnologia pode ser encarada como aquilo que pode tornar uma determinada tarefa mais fácil. E se as tecnologias que temos em nossos ambiente escolar estão disponíveis, não vejo porquê não utilizá-las. Os alunos se sentem bem mais entusiasmados e motivados.
O fato de ainda se fazerem presentes educadores com pensamentos bem resistentes ainda nos atrapalham enquanto avanço tecnológico dentro do ambiente escolar. A qualificação dos profissionais em educação é de suma importância, pois devemos estar atualizados e preparados para atender a nova realidade que estamos vivendo. Nossos alunos não são os mesmos de alguns anos atrás.
A velocidade das informações nos forçam a participar de reciclagens constantemente. Antigamente, para termos conhecimento acerca de algum assunto que foi modificado, algum dado e até mesmo algo de grandes proporções, necessitaríamos de alguns anos até que os livros fossem reformulados. Hoje com apenas um clique ou até mesmo assistindo TV podemos nos informar. Quanto aos recursos audiovisuais devemos ter certos cuidados quanto ao trabalho. Não fazer uso dos mesmos como tapa-buracos, como “enrolação”, ter a consciência e a responsabilidade de ver o filme ou documentário antes de passá-lo para ter certeza se o mesmo é condizente com o assunto e cabível para a série e faixa etária destinada e por aí segue outras recomendações.
Não podemos nos posicionar de maneira neutra com relação às mídias. Elas possuem um papel fundamental também na formação dos educandos já que nossos alunos passam cerca de 4 a 5 horas em frente a uma TV, por exemplo. E a TV por sua vez, mesmo tendo que respeitar as normas impostas que determinam o aviso com tarjas quanto à censura da programação, continua a exibir certas programações que lhe confere audiência, favorecem ao consumismo, à violência, ao início precoce da sexualidade dentre outras.

Temos uma grande ferramenta nas mãos, basta termos sabedoria e discernimento para usá-la!

Elaine Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário